Os blocos em V são gabaritos de metal tipicamente usados para armazenar hastes redondas ou tubos para realizar operações de perfuração ou fresagem. Eles consistem em um bloco de aço ou ferro de molde retangular com um canal de 90 graus girado a 45 graus dos lados, formando um canal em forma de V no topo. Um pequeno sulco é cortado no fundo do "V". Eles geralmente vêm com grampos de parafuso para segurar o trabalho. Existem também versões com ímãs internos para suporte magnético. Os blocos V também são vendidos em pares.
São utilizados o desempeno de granito e o comparador eletrônico conjugado a um sensor eletrônico que permitem detectar o erro das faces de planicidade e com auxílio de um cilindro com uma área chanfrada, será possível detectar o erro das faces prismáticas.
Para determinar uma exatidão máxima é necessária uma inspeção visual e dimensional, antes de se executar a calibração este processo indica erros e correções necessárias.
Os pontos específicos nos quais se verifica a conformidade com o limite de erro dimensional, se utilizam o desempeno de granito o comparador eletrônico conjugado a um sensor eletrônico e o cilindro com uma área chanfrada onde se detecta os desvios de paralelismo das faces e dos “VS” prismas.
A lapidação do bloco em V se aplica quando o erro de planicidade ou de Perpendicularidade do mesmo esta com erro acima do previsto por norma ou catalogo do fabricante, a verificação do orçamento determina se será aplicada a manutenção do “Bloco em V”.
Para mais informações e cotações de calibrações e manutenções consultar no numero telefônico 11 3133-0700.
Já é cliente da Calibratec? Acesse a área destinada a cópias de nossos padrões aqui.
Se deseja ver mapas das unidades e escopos completos de calibração acesse www.calibratec.com.br