Paquímetro (grego: paqui=espessura e metro=medida), por vezes também chamado de craveira em Portugal, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nónio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. É um instrumento de medição direta constituído de escala principal em milímetros e/ou polegadas com respectivos nônios. Utilizados para medidas internas, externas, de profundidade e ressalto.
– Nônio – Régua auxiliar móvel cuja função é obter fração de divisão da escala principal, estabelecendo a leitura do instrumento.
4.3 – Orelhas – Localizada na extremidade superior do instrumento, constituída de uma parte fixa e uma móvel, utilizada para se fazer levantamento dimensional de furos, largura de chavetas, etc.
– Haste de profundidade – Haste móvel solidária ao cursor, utilizadas para medidas de profundidade.
Bicos – Extremidade inferior do instrumento utilizada para se fazer levantamentos dimensionais externos.
Ressalto – Lateral esquerda da parte de traz da escala móvel, utilizada para ressaltos.