Manutenção de Durômetro

 

O teste básico requer a aplicação da força de uma forma consistente, sem choque, e medindo a dureza (profundidade do entalhe). Se a dureza temporizada é desejada, a força é aplicada durante o tempo necessário.

Normas de referência.

ASTM D2240

ABNT NB-1377, ABNT NB-1378, ABNT NB-1379 e ABNT NBR-7456. 

A Calibratec executa orçamentos técnicos nas instalações do cliente, após ajuste emite parecer técnico e certificado de calibração.

- A máquina deve ser calibrada em temperatura ambiente pelo menos uma vez ao ano, ou quando sofrer mudança de local de uso, revisões, reparos ou quando a leitura dos resultados dos ensaios forem duvidosas quanto a sua exatidão.

 

- A máquina tem que estar em posição correta de trabalho, isto é nivelada, com mecanismo de aplicação de forças devidamente instalado, com o porta-penetrador rigidamente fixado ao componente móvel da máquina, deslizável ao longo de suas guias pela ação do próprio peso, porem sem folga demasiada.  

 

- A aplicação da força ou sua retirada é feita sem vibrações, choques mecânicos ou movimentos bruscos.

 

- O dispositivo de comando da mesa móvel  da máquina não deve ceder sob à ação da força máxima, estando isento de graxa, apenas lubrificado com óleo fino.

 

- Calibração as forças aplicadas

 

A calibração é feita somente nas forças de utilização da máquina com dinamômetros classe “2” ou células de carga classe “1”.


 

Erros tolerados

 

- Erro de exatidão sobre a força inicial

 

± 2% para máquina de referência.

± 2% para máquina de ensaio de rotina.

 
- Erro de exatidão sobre a força de ensaio

 

± 0,7% para máquina de referência.

± 1,4% para máquina de ensaio de rotina.

 

5.3.3- Erro de repetibilidade

 

± 0,6% para máquina de referência.

± 0,6% para, máquina de ensaio de rotina.   

 

5.4- Verificação dos penetradores

 

O penetrador tem que  estar isento de defeitos tais como : achatamento, trinca, corrosão e polido em toda a superfície que contactar o material metálico, em caso de duvida trocar por uma nova.

- Penetrador de diamante
Apresenta-se com seu vértice arredondado e sua superfície em forma de calota esférica sendo concordante tangencial-mente com a parte cônica; a superfície do penetrador não pode apresentar trincas, escarificações, deformações ou danificações mecânicas. Para verificar se o penetrador encontra-se trincado, pega-se uma placa de vidro fazendo com que entre em atrito contra o penetrador.