Dispositivo para medir a geometria física de um objeto. Esta máquina pode ser controlada manualmente por um operador ou pode ser controlada por computador. As medições são definidas por uma sonda unida ao terceiro eixo móvel desta máquina. As sondas podem ser mecânicas, ópticas, laser ou brancas, entre outros. A máquina que leva leituras em seis graus de liberdade e exibe essas leituras em forma matemática é conhecida como MMCT.
Exatidão de Deslocamento Linear (G) – Refere-se a exatidão de indicação de cada eixo da Máquina de Medir Coordenadas Tridimensional (MMCT), no deslocamento ao longo de todo o campo de medição de cada um dos eixos, determinando o valor através da diferença entre o resultado medido e o valor do padrão de comprimento disposto paralelamente ao eixo da MMCT, verificado no sentido de ida.
Retilineidade de Movimento (M) – A retilineidade de movimento refere-se aos desvios em relação à reta geométrica do movimento de cada eixo da MMCT.
Perpendicularidade de Movimento (N) – A perpendicularidade entre os eixos de uma MMCT dá-se com os desvios dos movimentos em relação ao ângulo de 90º (absoluto) e sua retilineidade ao longo das faces dos mesmos.
Para mais informações e cotações de calibrações e manutenções consultar no numero telefônico 11 3133-0700.
Já é cliente da Calibratec? Acesse a área destinada a cópias de nossos padrões aqui.
Se deseja ver mapas das unidades e escopos completos de calibração acesse www.calibratec.com.br
Observação.: Adotaremos uma convenção de sinal (positivo e negativo) e sentido de coleta de dados, o próprio sistema de origem da MMCT = Máquina de Medir Coordenadas Tridimensional.