Condutividade elétrica é a habilidade que uma solução ou um material possui de conduzir corrente elétrica e pode ser definida como sendo o inverso da resistência. A medição da condutividade é utilizada em inúmeras aplicações: indústria farmacêutica, indústria eletrônica, indústria de alimentos, geração de eletricidade, análises químicas, salinidade, meio ambiente, entre outros. A medição da condutividade em fluidos depende de vários fatores. Alguns deles são citados abaixo:
-
Quanto maior for a quantidade de íons de uma solução, maior será a sua condutividade. Entretanto, em soluções muito concentrada, as interações dos íons pode alterar a relação de linearidade;
-
Solventes polares favorecem condutividade.
-
Íons menores possuem maior mobilidade, consequentemente uma condutividade maior.
-
Quanto maior for a temperatura, maior será a mobilidade dos íons e maior será a condutividade.
A unidade utilizada pelo sistema internacional é o Siemens por centímetro (S/cm). Grande parte das medições estão na escala dos microsiemens (μS) ou milisiemens (mS). Condutividade e resistividade são duas expressões diferentes que tratam inversamente da mesma medida. Onde resistividade mede a resistência elétrica de uma solução, condutividade mede a recíproca da resistência ou condutância de uma solução. Condutância é definido com a habilidade de uma substância para a passagem da corrente elétrica. Resistividade é expressa em ohm (Ω) e condutividade expressa em Siemens (S). Realizamos o serviços de calibração, serviços de limpeza e verificações em soluções de Ph não nominais.
Mais informações e cotações de calibrações e manutenções consultar no numero telefônico 11 3133-0700.
Já é cliente da Calibratec? Acesse a área destinada a cópias de nossos padrões aqui.
Se deseja ver mapas das unidades e escopos completos de calibração acesse www.calibratec.com.br