Um esfigmomanômetro ou monitor de pressão arterial é um dispositivo com o qual a pressão arterial pode ser medida. O médico italiano Riva-Rocci Scipio (1863-1937) desenvolvido, ao longo das linhas de um protótipo desenvolvida em 1891 pelo professor austríaco Siegfried von Basch (1837-1905), como primeiro um medidor de pressão arterial com cuff, a fim de medir a pressão sanguínea em pacientes. A abreviatura amplamente utilizada "RR" para a pressão arterial é derivada do nome Riva-Rocci.
Em 1854, o alemão Karl von Vierordt desenvolveu um dispositivo que, sem perfurar os vasos sanguíneos, pode registrar a pressão de pulso. Seu esfigmomanômetro é baseado em devolver a pressão do lado de fora. Quanto maior a pressão na artéria, mais contra-pressão é necessária. Este é também o princípio sobre o qual Riva-Rocci baseou seu monitor de pressão arterial em 1896.
Ele ligado um manómetro de mercúrio com uma manga insuflável - uma invenção do cirurgião alemão Johann von Esmarch para prevenir hemorragias e lesões de cirurgias - que ele ligada a parte superior do braço. A pressão no manômetro, onde o pulso está fora de contato, chamou Riva-Rocca como a pressão sangüínea. Um refinamento da medida da pressão arterial significava que o pulso não era sentido, mas um estetoscópio era ouvido em vórtices na corrente sanguínea. Após a insuflação, o manguito é esvaziado lentamente enquanto o estetoscópio está ouvindo o sopro da artéria do braço logo abaixo do manguito. Assim que a pressão no manguito torna-se tão baixo que o fluxo de sangue é possível, cria remoinhos na artéria do antebraço, que faz parte do médico ou da enfermeira com o estetoscópio: pressão arterial sistólica ou pressão positiva agora pode ser lido no medidor de pressão. Se o médico ou enfermeiro continuar a esvaziar a braçadeira, os tons desaparecem novamente em um determinado momento. A pressão no momento é a pressão negativa ou pressão arterial diastólica.
Para monitores de pressão arterial de pulsos ou monitores de pressão arterial que tomem a pressão arterial na altura de um dedo, é preferível medir à mão na altura do coração.
Como a medição da pressão arterial é feita fora do corpo, ela é chamada de não invasiva. Há também um método de medição de pressão que ocorre em um vaso sanguíneo e, portanto, é chamado de método invasivo.
Para mais informações e cotações de calibrações e manutenções consultar no numero telefônico 11 3133-0700. Já é cliente da Calibratec? Acesse a área destinada a cópias de nossos padrões aqui. Se deseja ver mapas das unidades e escopos completos de calibração acesse www.calibratec.com.br