Um pirômetro é um tipo de termômetro de sensoriamento remoto usado para medir a temperatura de uma superfície. Várias formas de pirômetro historicamente existiram. No uso moderno, é um dispositivo que, a distância, determina a temperatura de uma superfície do espectro da radiação térmica que ele emite, um processo conhecido como pyrometry e às vezes radiometria.
A palavra pirómetro vem da palavra grega para fogo, "πυρ" (piro) e medidor, o que significa medir. A palavra pirômetro foi originalmente inventada para denotar um dispositivo capaz de medir a temperatura de um objeto por sua incandescência, Pirômetros modernos ou termômetros infravermelhos também medem a temperatura dos objetos mais frios, até a temperatura ambiente, detectando seu fluxo de radiação infravermelha.
Tipos de pirômetro.
- ótico, de indução, IR, digitais ou analógicos.
Principais características
- De indução
- Fazem leitura através de contato direto com o meio de referência geradora de calor (forno, estufa, mufla, etc), podendo assim como o ótico, utilizar-se do auxílio para registro de temperatura, display, mostrador analógico, e infra-vermelho.
-Óticos
- Eles são projetados para medir a radiação térmica no espectro visível. Eles medem a temperatura de objetos extremamente quentes com base na cor da luz visível que eles emitem. Possui a capacidade de realizar comparação visual entre uma fonte de luz calibrada e a superfície direcionada. Quando a temperatura do filamento e do alvo se combinam, a intensidade da sua radiação térmica também irá corresponder, fazendo com que o filamento se torne quase invisível à medida que ele se funde na superfície visada em segundo plano. Uma vez que isso acontece, a passagem atual através do filamento pode ser convertida em uma leitura de temperatura.
-Pirômetros infravermelhos / radiação
- Eles medem a temperatura de um objeto a partir da radiação emitida pelo objeto. Eles podem lidar com a radiação térmica na região infravermelha geralmente 2 ~ 14 μm (80 ~ 550 μin). A radiação é direcionada para um termopar, que é capaz de produzir uma corrente elétrica quando é parcialmente aquecida. O termopar gerará uma corrente mais alta de acordo com o calor emitido. A corrente opera um mostrador que exibe a temperatura. Estes pirômetros são feitos de materiais piroelétricos tais como fluoreto de polivinilideno (PVDF), sulfato de triglisina (TGS) e tantalato de lítio (LiTaO3).
- Calibração
- Para calibração de pirômetros óticos e infravermelhos são utilizados fornos com capacidade de até 1200ºC.
O instrumento em teste é apontado para o forno o qual está calibrado para a temperatura desejada.
- Pontos de calibração para Pirômetros e Controladores Digitais
- Número de pontos recomendados são 5 pontos sendo distribuídos sobre toda amplitude com a seguinte porcentagem independente da faixa de medição:
20%, 40%, 60%, 80% e 100%, ou conforme especificação do cliente, ou ainda, baseado no recomendado pelo fabricante por meio de manual (quando aplicável).
Para mais informações e cotações de calibrações e manutenções consultar no numero telefônico 11 3133-0700.
Já é cliente da Calibratec? Acesse a área destinada a cópias de nossos padrões aqui.
Se deseja ver mapas das unidades e escopos completos de calibração acesse www.calibratec.com.br