Até ≤ 30 m (0,21+L/35000) mm, “L” em mm Método de medição da distância entre dois traços, por comparação à régua graduada utilizando tambor micrométrico
Uma Trena, também chamada de fita métrica, é um tipo de régua flexível. As fitas métricas são feitas de uma variedade de materiais, incluindo fibra de vidro, plástico e tecido. Eles estão entre as ferramentas de medição mais comuns usadas atualmente.
De um modo geral, o termo “fita métrica” refere-se a uma fita métrica de estilo auto-retrátil de enrolar, projetada para carpintaria. A poção de fita real da medida, chamada de ‘fita’, geralmente é construída a partir de um material metálico rígido que pode endurecer quando necessário, mas também pode ser acumulado para uso e armazenamento simples. No entanto, o termo abrange todos os tipos de medidas de fita – mesmo a fita de alfaiate.
A idéia moderna de medidas de fita teve origem na costura com fita de pano usada para alterar ou consertar roupas. Não foi até os carpinteiros adotarem a Regra Rápida de Farrand, patenteada por Hiram Farrand, que a fita métrica se tornou um grampo de uso comum. O design de Ferrand foi posteriormente vendido para a Stanley Works.
As medidas de fita vêm em unidades imperiais (polegadas e pés) e métricas (centímetros e metros), apresentando as quebras das unidades para maior precisão. As versões especializadas podem incluir marcações que cobrem comprimentos de treliça para coberturas e intervalos de pinos para carcaça.
Tipos de Trena
• Trena de bolso de bolso
Com fitas que variam de 2m a 10m e de todas as principais marcas,
Trena de fibra
As fitas de fibra natural ou de vidro (algumas vezes chamadas de “fitas longas”) estão disponíveis também em aço, em caixas fechadas ou abertas e com comprimentos de 10 a mais de 100 m.
Medidas de fita especializadas
Trena de chaveiro
ferramenta ou um presente útil para os entusiastas da construção
•
Trena de auto-travamento
Com uma fita de travamento automático, quando estendida, a lâmina permanece travada no lugar até o botão ser pressionado.
•
Trena de ponta magnética
Possuem imãs em sua extremidade, para uma medida de difícil acesso ou maior compatibilidade para medidas em metais,
Trena Digital ou eletrônica
Possuem em algumas versões a escala normal junto a um indicador digital, ou são realizadas a base de medidas com classes especias de lasers, sinais infra-vermelhos ou em raros casos sinais sônicos.
•
Fita métrica profissional
Desde fitas de bolso de alta qualidade até fitas de topógrafos de alto grau, de 3 a 100 m,
•
Trena convencional
Para aqueles que querem uma fita bem feita, mas não precisam da durabilidade, destaque ou recursos de um modelo profissional, nossa linha de fitas ‘cotidianas’ é ideal.
•
Trena de profundidade
Em sua extremidade se acopla um prumo ou uma ponta com masa especifica para medidas verticais com o auxilio de uma carretilha e a força exercida pela gravidade a fim de encontrar a profundidade.
Trena de fita; Instrumento de medição, cuja fita métrica é graduada ao longo de seu comprimento com traços transversais, acoplados ou não a um estojo ou suporte, dotado de um mecanismo de recolhimento manual ou automático da fita, existindo ainda alguns modelos com sistema de trava.
São provavelmente as medidas de comprimento mais utilizadas
instrumentos do mundo. As medidas, usadas por topógrafos, empreiteiros e outros
profissionais da indústria de construção e construção, medições de áreas terrestres,
investigações legais, etc. devem ser calibradas e para fins legais verificados, para
garantir a rastreabilidade e evitar várias controvérsias, desalinhamentos e outros
problemas.
Para mais informações e cotações de calibrações consultar no numero telefônico 11 3133-0700.
Já é cliente da Calibratec? Acesse a área destinada a cópias de nossos padrões aqui.
Se deseja ver mapas das unidades e escopos completos de calibração acesse www.calibratec.com.br